segunda-feira, outubro 23, 2006

Eu torço pelo SBT

Torço mesmo. Uma pena que a rede tenha caído nos últimos anos pelo abuso do mundo cão e dos enlatados da americana ABC – há uns tempos, se você ligasse só assistia uma coisa ou outra. Mas assisti a trechos da programação nesta quinta e no fim de semana e fiquei feliz de ver a rede do mestre Sílvio Santos (como diria Júlio Bernardes) voltando suas baterias para sua verdadeira vocação: a cultura popular – a verdadeira cultura popular, massiva e de qualidade oscilante, mas popular.
Nessa seara, o SBT é imbatível: a linhagem de apresentadores capitaneada pelo SS (Gugu, Portioli, Hebe e o fora do ar Ratinho) é a melhor no que diz respeito ao contato direto com o público, a informalidade, a identificação dos fenônemos que de fato mexem com as camadas mais populares. Mesmo os programas com pretenso glamour, como o "Bailando por um Sonho", acabam com cara de festa de 15 regada a frituras e karaokê.
Eu acho isso bom, aproxima e acolhe o público, dá mais liberdade e é mais verdadeiro. O padrão Globo de qualidade, imitado agora pela Record, é um formato que engessa e encobre. Espaço para a improvisação só mesmo para os reis do caco, Didi (até ele tá bem domesticado...) e Faustão.
Mas um problema crônico o SBT ainda carrega: a grade horária imprevisível. Coisas do SS.

3 comentários:

Bigorna disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Sv55JusfEC8

Midiatrix Revelations - vale a pena dar uma olhada ;-)

nuncamais disse...

"a verdadeira cultura popular, massiva e de qualidade oscilante, mas popular"

Hehehe

Jubern disse...

Obrigado pela lembrança, Rodrigo, e menciono também outra legítima manifestação da "cultura popular" presente no SBT: o Chaves...

"Nessa seara, o SBT é imbatível: a linhagem de apresentadores capitaneada pelo SS (Gugu, Portioli, Hebe e o fora do ar Ratinho) é a melhor no que diz respeito ao contato direto com o público, a informalidade, a identificação dos fenônemos que de fato mexem com as camadas mais populares."

Não mostre esse trecho para a Regina Casé, rsrs... Abraço!!!