quarta-feira, outubro 04, 2006

Lendo: o que é informação?

Do livro Discurso das Mídias, de Patrick Charaudeau, uma análise semiótica (estudo de formas e conteúdos dos discursos) relativista sobre os discursos das mídias, sem determinismos ou regras fechadas. A hipótese de "o que é informação" proposta pelo autor tem por base o instrumental da filosofia da linguagem e da psicologia social:
"A informação não corresponde apenas à intenção do produtor, nem apenas à do receptor, mas como resultado de uma co-intencionalidade que compreende os efeitos visados [pelo produtor], os efeitos possíveis [da mensagem] e os efeitos produzidos [no receptor]. Esses três lugares se definem como num jogo de espelhos em que as imagens incidem umas sobre as outras." (p. 28)

2 comentários:

Anônimo disse...

rodriguez! que legal! vou visitar sempre. eu tb vou ter um blog, no portal novo de turismo da Abril - www.viajeaqui.com.br. É sobre turismo sustentável. O lançamento é no dia 10 - depois eu mando e-mail procê. Mas meu desafio já está sendo falar de coisas meio espinhosas numa linguagem bem cotidiana. Tô limando sempre que possível os termos mais acadêmicos. Você também tem esse desafio pela frente, né?
vamos trocar figurinhas porque ainda sou novata nessa coisa de blog. bejos!

Rodrigo Ratier disse...

Valeu, Clau! Realmente preciso ficar menos acadêmico... Vamos trocando idéias sobre blogs, sim, tô muito interessado nessa onda de web 2.0. bj