quarta-feira, novembro 29, 2006

Catadores de lata barrados na Festeca

Recebi por e-mail. Omito o nome das pessoas envolvidas para evitar constrangimentos:

Catadores são reprimidos por estudantes da USP
Atlética da ECA limita circulação de catadores no espaço da Universidade

Quase 23h, dia de festeca. Não poderia ficar porque no sábado eu acordaria cedo. Só dei uma passada após a aula. Não rolava a festa ainda, mas alguns tomavam cerveja. Eis que vejo o famoso X, "segurança" de muito tempo de nossa vivência, se dirigindo aos sempre presentes catadores de latas. "Vocês não podem ficar aqui não, tem que sair". E os "conduziu" para fora do espaço delimitado pela Atlética para a Festeca.

Quem recebeu o comunicado de impedimento foi um grupo composto por mulheres, senhoras e crianças, com a desolação e o cansaço do dia no rosto. Haviam também alguns homens, mas não os vi tomando a "chamada" – só os vi fora do cercadinho. Fui então perguntar ao Augustão o porquê da restrição aos catadores. "Só cumpro ordens", foi o que ouvi.

Bem próxima de nós estava uma menina da Atlética – até sei o nome, não cito pra não falar que sou agressivo. Ela disse: "Ah Z...não começa com esse papo... Olha a hora que é e 'eles' já querem lata". Perguntei o porquê da decisão. "Foi decisão da Atlética, a Y que decidiu". Pô, isso lá é argumento??? Insisti.

Logo apareceu um rapaz, cujo nome desconheço. Explicou pra mim "Meu, essa já é a não sei qual edição da Festeca e todos sabemos que é desagradável 'eles' ficarem passando no meio de todo mundo arrastando os sacos de lata, por isso vão ficar de fora". Como se não fosse suficiente, ele acrescentou "eles poderão trabalhar do mesmo modo, só que depois da festa, a quantidade de latas que vão pegar é a mesma. Umas seis da manhã abrimos para 'eles'".

Fui então falar com as mulheres, que já se postavam logo perto da entrada da Festa com ansiedade para entrar e, ao mesmo tempo, uma inércia de desânimo. "Esperaremos até abrir, se abrir à uma hora ou às seis...ficaremos até abrir".

O que temos aqui é uma situação de restrição de Direitos Humanos, da liberdade de ir e vir mais precisamente. O espaço não é meu, não é da menina que falou comigo, nem do X, nem da Atlética, nem do CA. É público. Se eu vestisse os catadores com terno eles passariam pela vista nada grossa da Atlética. Quem é que legisla por aqui??? Qual é nossa lei? Incomoda catadores ao lado do consumo de cerveja?

Como estudante da Escola sinto a necessidade de exprimir meu repúdio à esta atitude. Sinto tristeza de isso ocorrer na Universidade que eu estudo. Não é possível engolir um fato desse, sem tomar alguma atitude. Qual é o espírito crítico e de autonomia de ação que desenvolvemos em nossos cursos? O de assistir a violações de direitos e restrição à democracia? Que façamos algo, pelo menos discutamos isso."

Nenhum comentário: