quinta-feira, novembro 30, 2006

Catadores: minha opinião

Publiquei os tópicos sobre a polêmica dos catadores porque, como ex-Ecano (e obviamente saudoso freqüentador da Festeca), esse assunto mexeu comigo. Mas acho que ele não está tão longe de comunicação e educação como se possa a princípio supor. Que mensagem estamos mandando com a proibição aos catadores (comunicação)? Que categorias mentais usamos para tomar tais decisões (socialização)? Que valores nortearam essa tomada de decisões (educação)?

Alguns pensamentos soltos sobre o tema:

1- USP = espaço público. Brasil = país pobre. Festa em espaço público tem de convivar com essa realidade. Eu acho simples assim. Quem quiser interditar entrada que a faça em espaço privado. Mas quem quer mudar o mundo não pode fugir desse diálogo necessário...

2- A lógica por trás da proibição – "fazer a balada dar certo" (sic.) – me parece que é a mesma lógica que separa a galera do abadá ("gente bonita", eufemismo para ricos) da pipoca ("gente feia", eufemismo para pobres) nos trios elétricos.

3- O direito de ir e vir não é apenas espacial, mas também temporal. Ou seja, os catadores têm direito de decidir quando começar a catar latas.

4- A comparação catadores-gente "perigosa" é descabida. Uma simples revista prévia (ou mesmo uma conversa, ou o bom senso) poderia garantir que os catadores não estivessem armados ou representassem qualquer tipo de ameaça.

5- Segurança na USP (e na sociedade em geral): não se pode partir de pré-julgamentos. Inocência presumida, isso é básico. Qualquer repressão deve ser posterior ao ilícito. E a interdição, a meu ver, não é ação preventiva, mas violação de direitos num espaço público.

6- Prevenção, para mim, é diálogo. Longe de ser panacéa, diálogo é trabalho longo, difícil e cheio de altos e baixos. Mas uma saída duradoura para esse conflito precisa ter como ponto de partida e de chegada o reconhecimento do outro e de suas necessidades. E isso, até onde eu sei, só ouvindo e falando. Mas ouvindo do que falando, eu acho.

2 comentários:

Anônimo disse...

bela defesa. O assunto se espalhou por quase todos os egroups da ECA e, às vezes, infelizmente, beira o confronto CA x Atletica. para tentar aprofundar a questão e chegar a um acordo sobre a situação, uma reunião deve ser feita na semana que vem, aberta a todos os interessados. Assim que souber a data aviso aqui também. Abraço

Anônimo disse...

bom comeco