sexta-feira, novembro 17, 2006

Lições do professor do ano

Nos Estados Unidos, um professor de mídia, quem diria, ganhou o prêmio de Melhor Professor do Ensino Médio Nacional em 2006. Alan Weintraut é o cara, professor da Annandale High School na cidade de Annandale, no estado da Virgínia. Entre suas atribuições está a coordenação das edicões impresa e online do jornal estudantil A-Blast. Seu discurso de agradecimento está no site do Poynter Institute (em inglês). Destaco alguns trechos interessantes:

1- Adolescentes e a mídia impressa De acordo com uma recente pesquisa do Instituto Pew, hoje apenas 40% dos adultos americanos diz ter lido um jornal no dia anterior (em 1965, esse índice era de 71%). E um recente estudo do Instituto Carnegie mostrou que os adolescentes praticamente não lêem nenhum jornal.

2- A crise do jornalismo de TV Jornalistas “de verdade” (Cronkite, Murrow e Koppel) deram lugar a caras bonitas de aceitação previamente testada em pesquisas do tipo “focus group” (Cooper, Couric). O jovem, especialmente o aspirante a jornalista, se sente perdido com essa falta de modelos a seguir.

3- Adolescentes e a nova mídia Eles – assim como nós – querem notícias sob encomenda. Eles lêem blog, posts do listserv e notícias como nós fazemos. “Eu vejo o declínio na leitura de jornal, mas é altamente duvidoso dizer que os jovens não se importam com as notícias”. "Quando o “caçador de crocodilos” Steve Irwin morreu", diz Alan, "eu fiquei sabendo primeiro por uma mensagem de um aluno."

4- O professor como mediador da relação aluno-mídia
– Estudantes querem estar conectados a notícias que impactem suas vidas, mas às vezes eles precisam de nossa ajuda para serem desviados do Sudoku e de distrações similares.
– Nos ajudamos os estudantes a construir significados em seus mundos saturados de mídia
– Eles registram suas vidas com músicas, filmes e fotos de cada conquista. Algumas vezes, eles colocam tudo isso imediatamente na Web, para terem um feedback imediato, para re-reconstruir significado (Eu: que exemplo bacana da recepção como processo e não como momento, né!)
Beijos, bom fim de semana, bom feriado!

Nenhum comentário: