quarta-feira, novembro 22, 2006

Ser humano = ser do mal?

Reflexão a partir do texto Somos muito safados?, artigo de duas partes do publicitário José Roberto Whitaker Penteado, publicado no jornal Propaganda e Marketing (1ª parte, fraquinha, aqui. 2ª parte, melhor, aqui).

Discutindo a lista da Transparência Internacional sobre a percepção de corrupção em 163 países, Penteado lembra que o Brasil estava "lá no meio, no 70º lugar; portanto há quase uma centena de nações com maior índice de safadeza [ou de percepção da safadeza] do que o nosso [incluindo os argentinos em 93º lugar. Viva]."

Ok, trivial. O que me levou a refletir foi o seu testemunhal e seu juízo de valor sobre a natureza do ser humano:

"Vivi algum tempo na Suiça, país considerado muito certinho, honesto, cumpridor, etc etc e fiz uma constatação estranha. De um modo geral (jamais se deve generalizar), as pessoas respeitavam as leis quase cegamente, mas – desde que não estivessem fazendo alguma coisa ilegal – não tinham qualquer escrúpulo em prejudicar, maltratar ou espoliar os semelhantes. Estudante – e pobre – passei por diversas inconveniências por causa disso, até me adaptar à malandragem local. Para não ser injusto com os suiços – entre os quais conto com bons amigos – ouvi observações semelhantes sobre a maioria dos países europeus e seus povos."

O ser humano é bom ou mal por natureza? Aliás, ele tem natureza – ou é tudo adquirido pela socialização (integração do indivíduo ao grupo)? Hobbes (acho que foi ele, ou algum outro clássico) disse que o estado de natureza do ser humano é a guerra civil. E que o Estado foi criado para evitar que os indivíduos se matem. Viver junto, então, é basicamente uma questão de segurar a onda e controlar impulsos primitivos.

Dá para ser feliz assim? Quem sabe com muita terapia para racionalizar o que é inconsciente? Anarquistas, como poderemos viver sem governo? Otimistas, como acreditar que o ser humano é bom? Subjetivistas, como prescindir do recalque da consciência coletiva?

Quero viver em sociedade, mas sem recalque, sem a necessidade de leis, ociosas porque o ser humano é bom – se não for por natureza, que seja por ele ele é socializado para o bem, o que dá no mesmo. Quem souber como conseguir isso, por favor, me conte.

Nenhum comentário: