quinta-feira, dezembro 07, 2006

A mídia individual: perigo à democracia?

Artigo do site Worldchanging.com (em inglês) discute a tese de Cass Sustein, no livro Infotopia. Segundo Sustein, a tendência atual de cada internauta customizar as informações que deseja receber – a explosão do RSS é o melhor exemplo da chamada "mídia individual" – é um perigo à democracia. Diz Sustein:

"Se pudermos escolher nossa própria mídia, é possível que usemos esse poder para nos isolarmos em um casulo de informações que sistematicamente evitem vozes dissedentes. Isso gera dificuldades à participação democrática porque precisamos nos expor a pontos de vista que não havíamos considerado e precisamos de debate para tomada de decisões."

Apesar de um pouco alarmista (acho que a ampliação de possibilidades de informação com a web é muito superior a esse risco de isolamento), a tese de Sustein nos lembra da importância da opinião contrária. Há verdade e razão mesmo nas opiniões que nos parecem mais absurdas. Acho que a postura humilde diante da complexidade da realidade concreta é uma atitude essencial ao pensamento crítico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rodrigo, estou conhecendo seu blog agora e te parabenizo, de antemão. Sobre o post que trata do livro de Cass Sustein, sou mais enfático do que você: ele é realmente alarmista. Porque minimiza por completo o fator de mediação da comunicação, tratando a transmissão da informação como elemento completo do processo. Ora, para que nos informamos tanto senão para interagirmos, dialogarmos, debatermos com outros? A democracia não se faz (e por isso não corre risco nenhum) na aquisição das notícias, não acha?

G! disse...

Escolher a fonte você irá fazer toda vez que puder e se tiver cada vez mais esta oportunidade ou opção, cada vez mais o fará !

Escolhemos até com quem queremos conversar, trocar idéias, ouvir ...

Este "Dr." Cass Sustein deve estar trabalhando a serviço de algum monopólio de comunicação / jornalismo. Isso acontece muito em vários níveis e em várias áreas do conhecimento.

Por final, ao meu ver não é a informação em si que vai promover a democracia, pode ser também o conhecimento que advém dela, mas a construção de um sociedade democrática vai além de informação e começa antes dela.