quarta-feira, março 14, 2007

Para que serve o humor? (1 de 3)

Para que serve o humor? Na tentativa de responder a essa pergunta, o grupo teatral Parlapatões criou um ciclo de leituras de peças cômicas, chamado de Avesso da Comédia / Comédia do Avesso. A idéia é apresentar pequenas obras de dez autores consagrados (nomes e datas no fim do post), discutindo-os posteriormente com o autor e a platéia tentando responder à pergunta que inicia este texto: para que serve o humor? Fui ao encontro de abertura e achei imperdível.

O autor Luiz Alberto de Abreu trouxe três textos de humor a partir de três suportes diferentes: o humor no melodrama (exageros tipo Joseph Klimber), o humor na cultura popular (bebendo na fonte do grotesco, do exagero, do uso de palavrões etc.), o humor nonsense (Monty Phyton e quetais). Na leitura dramatizada por atores, ficou tudo bem engraçado.

Já gostei dessa primeira parte, fiquei prestando atenção nos recursos que o cara usou para fazer graça em cada um dos gêneros. Acho que as classificações em geral e, nesse caso específico, em gêneros dramáticos, ainda que sejam abstrações didáticas, ajudam a pôr ordem no caos, a ordenar melhor nossas idéias e, no exemplo específico do humor, criar textos mais engraçados (não acredito muito em texto intuitivo, nem os humorísticos). Mas o melhor veio depois, quando o autor Abreu e o ator dos Parlapatões Hugo Possolo conduziram o debate sobre humor.

Teorizar sobre humor? Por incrível que pareça, não foi nada patético, nada que lembrasse aquele quadro hilário da TV Pirata, o “Piada em Debate”. Discutiu-se, basicamente, a função da comédia e a crise da comédia atual – acho que isso tem validade, sim. Nos próximos posts, gostaria de dividir algumas idéias com vocês sobre isso. Por enquanto, a programação. Tudo grátis, é só chegar e assistir:

Março
12 Luís Alberto de Abreu
26 Noemi Marinho

Abril
9 Flávio de Souza
23 Jandira Martini

Maio
7 Naum Alves de Souza
21 Hugo Possolo

Junho
4 Mário Viana
18 Aimar Labaki

Julho
9 Mário Bortolotto
23 Juca de Oliveira

Espaço Parlapatões – Praça Roosevelt, 158. Sempre às segundas, 21h. Tel 3258-4449

Nenhum comentário: